Topo

Como ser um profissional de destaque

Publicidade
Comente

Em um mundo cada vez mais competitivo, formação acadêmica deixou de ser diferencial em muitas das profissões da atualidade. Se antes um profissional com curso superior era tido por esse feito em si um destaque em sua área de atuação, hoje a realidade é outra, as empresas estão interessadas em profissionais que sejam capazes de ser destaque muito mais por suas habilidades extra curriculares que seus diplomas propriamente dito.

Salvo raras exceções, um profissional que possui características que conversem melhor com o panorama do ambiente de trabalho, tende a ser mais reconhecido e melhor remunerado ainda que sem um curso acadêmico, que aquele que meramente concluiu o ensino superior e se acomodou sem expandir seus horizontes e buscar por melhorias em suas habilidades.

Diante desse quadro, um número sem fim de profissionais estão diariamente em busca de informações sobre como ser um profissional de destaque e alguns dos pontos podem ser considerados de grande utilidade na busca pela excelência seguem adiante.

Veja como ser um profissional de destaque:

como-ser-um-profissional-de-destaque

Comunicação

De modo geral, um ambiente em que não há comunicação, não sobrevive, independente do tipo de ambiente e esse poder de comunicar de forma coerente faz total diferença também em um local de trabalho. Para melhorar a comunicação, é importante que o profissional se preocupe sempre em passar, de maneira clara a seus companheiros, o que deseja, quais suas condições para determinada tarefa e, de modo geral, transmitir com clareza tudo que diz respeito ao ambiente de trabalho, algo que, por vezes, devido a medo da reação ou mesmo de repreensão, não é seguido por muitos profissionais.

Aceitar mudanças e abraçar a causa

Se o profissional sabe que sua empresa está construindo algo grandioso, é importante não se fechar a mudanças, mas sim abraçar a causa a fim de fazer parte dessa trajetória de sucesso da companhia. Ser flexível sempre em relação a horários e projetos tendem a ser sempre um diferencial na vida daqueles profissionais que as empresas procuram, afinal, ela está em busca não apenas de um funcionário mas sim de um parceiro com quem possa contar para alcançar seus objetivos.

Motivação e busca de aprendizado

Uma adaptação de um ditado popular muito conhecido diz: “se não ajuda, não atrapalha”. Essa é a filosofia que precisa reger o ambiente profissional daqueles que buscam se destacar em suas áreas, ou seja, é preciso estar sempre em busca de aprendizado a fim de trazer soluções para a companhia. Além de a busca pelo conhecimento ser importante, ainda não é o bastante, é necessário também manter motivado com o objetivo pré-estabelecido pela empresa, ou seja, sua empresa tem metas (ou deveria ter) então um bom profissional é aquele que está envolvido no alcance dessas metas de maneira ativa.

Ambição

As empresas normalmente tem como foco seu crescimento e isso se chama ambição, e ambição é tão importante para empresa quanto para o profissional. Se deseja ser um profissional de destaque não hesite em querer sempre o melhor em sua carreira, mas faça isso de maneira nobre e respeitando os limites de seus parceiros de trabalho, lembrando que respeitar os parceiros não significa não querer se sobressair a eles.

Invista tempo em solução de problemas

Nunca, jamais fuja dos problemas, por maiores que possam parecer, acredite, fugir não é a solução, tudo que conseguirá é torná-lo maior e de mais complexa resolução, então, se errou ou se viu diante de um impasse, trate imediatamente de direcionar tempo em sua resolução a fim de não prejudicar o restante da equipe ou delegar a outro a culpa ou responsabilidade pela situação. A habilidade para encontrar soluções é uma das mais valorizadas por empresas dos mais variados setores e embora essa pareça uma característica simples e comum, é, na verdade, rara de ser encontrada na maioria dos profissionais.

Pois bem, de modo geral, não podemos assegurar que esses fatores são as causas exatas do sucesso dos profissionais nas empresas, entretanto podemos afirmar que a ausência de alguns desses fatores dificilmente farão com que alguém se destaque em sua profissão. Vale, sem dúvida, considerar e analisar tudo o que foi dito e aplicar, buscando sempre novas informações sobre o assunto.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: