Topo

5 dicas para controlar as emoções na hora de prestar concurso público

Comente

Passar em um concurso está entre os maiores desafios daqueles que almejam a carreira como servidor público. Isso significa que a pressão para obter bons resultados nas avaliações é uma realidade com a qual grande parte dos candidatos tem de lidar ao pleitear uma vaga.

Mesmo diante desse cenário, no entanto, os concurseiros precisam ter em mente que é de suma importância manter o controle das emoções tanto durante os horários de estudo quanto no momento da prova.

Embora pequenas doses de sensações como nervosismo, ansiedade e até adrenalina, sejam praticamente inevitáveis e possam funcionar como motivador no momento das avaliações, o excesso pode ser prejudicial a ponto de causar um mal-estar ou medo injustificado, o que naturalmente tende a comprometer o desempenho do candidato.

Sabendo da importância de manter o lado emocional sob controle, portanto, decidimos mostrar a seguir uma lista de dicas que ajudam nesse aspecto. Veja!

Como manter a calma e o controle das emoções na hora das provas

Como manter a calma e o controle das emoções na hora das provas

Controlar a respiração

Especialistas afirmam que o controle da respiração é um importante fator para o domínio das emoções. Para entender isso é preciso notar que em momentos de ansiedade a respiração se torna mais rápida, o que transmite ao cérebro uma mensagem de alerta. Aprender controlar a respiração, portanto, evita essa mensagem e deixa as coisas mais calmas no organismo.

Um exercício válido que pode ser usado para o treinamento da respiração é puxar o ar com calma e soltá-lo com calma ainda maior, usando se possível o dobro do tempo empregado ao puxá-lo.

Exercícios com simulação de provas

O hábito de estudar provas antigas, ou prestar diversos concursos ainda que as vagas sejam desinteressantes, gera uma espécie de autoconfiança no candidato. É a velha regra de que a prática leva a perfeição.

A teoria é a de que mais confiante do próprio potencial e do conhecimento absorvido ao longo do tempo, o concurseiro consiga esboçar maior tranquilidade diante de uma avaliação, ainda que seja para um cargo concorrido e absolutamente desejado.

O que pode ajudar ainda mais nesse momento é ter em mente que aquele é apenas mais um exercício de prova como outros que já foram feitos.

Expectativas alinhadas com os que estão ao redor

As pessoas que estão ao redor do concurseiro no dia a dia precisam compreender e respeitar a necessidade que ele possui de passar horas estudando, e é papel do próprio consurseiro colocar isso na mente dessas pessoas.

O processo pode ser penoso e até gerar algum desgaste na relação entre amigos e familiares, mas quem importa sempre acaba entendendo o ponto de vista do estudante.

O resultado disso é que uma vez esclarecida a questão, todos acabam alinhados em um mesmo objetivo, o que dá tranquilidade para quem precisa seguir com os estudos. Com a aprovação de amigos e familiares, a pressão diminui, o que se reflete em uma tranquilidade maior tanto no período de preparação quanto na hora da prova.

Leia também:

O prazer é importante

Quem vai fazer um concurso precisa se desdobrar e eventualmente fazer alguns sacrifícios. Isso não significa, no entanto, abrir mão de fazer aquilo que dá prazer, como entretenimento, praia, cinema, esporte, vida sexual, etc.

Especialistas afirmam que os momentos de prazer são fundamentais para o alívio da tensão, o que naturalmente ajuda amenizar também a pressão recorrente dos estudos. Dito isso, fica claro que tão importante quanto estudar e testar os conhecimentos, é tirar alguns bons momentos para o prazer no decorrer da semana.

O fim da prova não é o fim da vida

Nenhum fracasso é definitivo, assim como nenhuma vitória garante felicidade plena. Muitos concurseiros encaram a prova do concurso como uma questão de vida ou morte, lançando sobre o desafio uma carga de pressão desnecessária.

A felicidade de ninguém deve depender do sucesso em uma avaliação de concurso, é importante ter em mente que outras oportunidades surgirão e que em algum momento o resultado virá. Cada experiência resulta em um aprendizado maior.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: