Topo

Filmes de ficção científica que já ganharam o Oscar e você talvez não saiba

Comente

A premiação do Oscar realizada na noite do último domingo, dia 26 de fevereiro, revelou quais foram os melhores filmes do ano na opinião de especialistas e integrantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Em meio às muitas premiações entregues na ocasião, chamou a atenção o fato de a ficção científica “A Chegada” ter conquistado uma das estatuetas. O longa foi o prestigiado da noite na categoria de Melhor Edição de Som.

Como muitos sabem, é sempre bem difícil um filme sci-fi chamar a atenção da Academia, o que é evidenciado pela baixa recorrência de filmes do gênero na lista de indicados do Oscar. Na prática, portanto, a conquista ganha muito em importância.

Isso não significa, porém, que outras obras não tenham recebido o devido reconhecimento na premiação ao longo dos anos. Alguns filmes simplesmente não podiam ficar de fora de uma lista do Oscar e de fato não ficaram. A seguir você confere alguns exemplos de filmes de ficção científica que conquistaram a estatueta. Veja!

Filmes de ficção científica que venceram o Oscar

Star Trek

Antes da premiação do Oscar 2017, muitos fãs de Star Trek esperavam que o filme comandado por J. J. Abrams pudesse conquistar a estatueta na categoria de Melhor Maquiagem e Penteados.

A possibilidade era absolutamente real considerando a qualidade da produção e o fato de ter sido indicada para concorrer com obras teoricamente mais fracas, como “Esquadrão Suicida”, por exemplo, que ao contrário de “Batman v Superman” – outro filme da Warner/DC Comics – deixou muito a desejar em tudo: da maquiagem ao figurino, passando até pelo roteiro (se é que se pode chamar assim) e montagem . A expectativa, contudo, não se confirmou.

No fim das contas, quem acabou ficando com a estatueta, por incrível que pareça, foi mesmo “Esquadrão Suicida”. Mas isso não chega a ser um problema para “Star Trek”, um filme da franquia já havia vencido em 2010 na mesma categoria em que foi indicado novamente nesse ano.

2001: Uma Odisséia no Espaço

Apontado como uma obra-prima da ficção científica, esse é provavelmente o filme mais icônico de Stanley Kubrick. A obra recebeu 4 indicações e venceu a estatueta na categoria de Melhores Efeitos Visuais. A produção é até hoje vista como um marco da inovação no cinema e um filme muito além de seu tempo, o que se deve especialmente à dedicação de Kubrick na concepção do trabalho.

Leia também:

Planeta Dos Macacos

Outro ícone do universo sci-fi, Planeta dos Macacos foi lançado no mesmo ano de 2001: Uma Odisséia no Espaço, o que naturalmente, acirrou a concorrência pelo prêmio. Diante desse cenário, coube ao filme apenas duas indicações: Melhor Trilha Sonora e Melhor Figurino.

No fim das contas o filme não ganhou em nenhuma das categorias às quais foi indicado. Apesar disso, ele rendeu um Oscar Honorário. Isso porque na época não havia na premiação a categoria de Melhor Maquiagem, e como não queriam deixar de reconhecer o belíssimo trabalho feito no filme, optou-se pelo Oscar Honorário.

Contatos Imediatos do Terceiro Grau

Por fim temos aqui um filme de Steven Spielberg, que aliás, é até hoje considerado uma das obras-primas do cineasta. O clássico que mostra o contato da humanidade com seres extraterrestres, venceu na categoria de Melhor Fotografia e ainda ganhou um Oscar especial pela edição de Efeitos Sonoros.

Vale dizer que o filme só não ganhou mais premiações na ocasião por causa da acirrada concorrência de Star Wars, que conquistou a maioria das categorias em que ambos foram indicados.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: